Paramitta

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883 – 1969), que concentrou nela toda a essência das artes marciais japonesas (budo).

Após anos de treinamento nos mais diversos estilos de artes marciais japonesas e estudo em várias linhas religiosas, Ueshiba condensou no Aikido toda a sua experiência em artes marciais e filosofia, criando assim, uma arte marcial que visa o aprimoramento humano, e não a destruição ou a derrota de um adversário por meio da força física. Uma arte marcial que busca harmonizar seu praticante com as leis naturais do Universo.

As poderosas técnicas do Aikido, derivadas de artes marciais tradicionais do Japão como o Daito-ryu Aikijujutsu, vários estilos de kenjutsu e jojutsu, são usadas como um meio de treinar o espírito, polindo-o e refinando-o, e não para vencer adversários. O fundador já dizia: “Aiki não é somente uma técnica para luta, mas um caminho para reconciliar a humanidade e fazer de todos os seres humanos uma grande família”.

A base dos princípios da técnica do Aikido, é a circularidade dos movimentos e a substituição da força física pela uitlização do “ki” na aplicação das técnicas. Baseando-se nisso, o praticante consegue utilizar a força e o movimento do ataque para transformá-lo em uma técnica de projeção, torção ou imobilização,  possibilitando assim, que pessoas de todas as idades e sexo possam praticar o Aikido sem limitações, pois a força física não influi na aplicação da técnica.

Além da parte física da prática, o Aikido ainda possibilita ao praticante, o desenvolvimento do ki (energia vital), da concentração, o controle da respiração e controle emocional, transformando-o assim, em uma pessoa mais autoconfiante, relaxada, centrada e tranquila, não só dentro do dojo, mas em todos os aspectos da sua vida. Esse é o maior benefício que o Aikido traz ao seu praticante, o desenvolvimento da defesa pessoal, é apenas um “bônus” que a prática lhe oferece.

Mais informações sobre o sensei Fujita clique aqui

 

Procurar