Paramitta

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Body Pump - Pergunta e Respostas

1. O BODYPUMP só pode ser praticado por alunos avançados?
R. Não. O BODYPUMP pode ser praticado por todo tipo de aluno que já tenha passado pela a avaliação física e que não tenha nenhum tipo de restrição médica. Todos os movimentos do BODYPUMP são movimentos da musculação, adaptados para sala de aula. Alunos voluntários, de idade, sexo e condicionamento físico diferentes, passaram por vários testes, aplicados por médicos e fisioterapeutas da Les Mills, durante as aulas. Eles analisaram todos os exercícios e chegaram a forma mais segura e de mais simples execução. Aquela que pode ser executada pela maioria das pessoas. Além disso, os professores de BODYPUMP passaram por um treinamento e são capazes de oferecer diferentes opções de exercícios e cargas para os alunos. A carga é regulável, o aluno iniciante poderá usar um peso bem baixo, somente para se adaptar aos movimentos, e irá umentando gradativamente. Também sob orientação do seu professor.

2. Eu não vou ficar muito grande se eu fizer BODYPUMP?
R. A combinação de grande número de repetições com sobrecarga média do BODYPUMP não permite o aumento exagerado da massa muscular. Um dos benefícios do BODYPUMP é fortalecer a musculatura, melhorar a resistência muscular e reduzir a gordura corporal, portanto, uma tonicidade aparente da musculatura pode ser observada, mas o aumento de massa muscular não acontece em proporções exageradas.

3.Tenho muita dificuldade em fazer agachamento e afundo porque sinto dores nos joelhos, o que devo fazer?
R. Se você já teve algum problema no joelho, deverá perguntar ao seu médico sobre suas limitações. Caso contrário é provável que isso ocorra porque você ainda não está com a musculatura da coxa forte o suficiente para fazer esse exercício com sobrecarga. O primeiro passo é fazer com uma carga mais leve, ou até mesmo sem carga. Outra solução é fazer o movimento mais "curto", ou seja, descer menos.

4. Para que serve a Inclinação Frontal na série de costas?
R.
Esse é um exercício muito importante e tem como objetivo trabalhar diferentes grupos musculares, entre eles a parte posterior da coxa, os glúteos e a região lombar. O fortalecimento destes músculos, além de promover benefícios estéticos, também auxilia muito na manutenção de uma boa postura.

5. Para que serve a prancha?
R.
A prancha serve para fortalecer toda a musculatura abdominal inclusive o transverso do abdome que é um dos responsáveis pela proteção e sustentação dos órgãos. Além disso, a execução correta da prancha também melhora a percepção corporal e conseqüentemente a manutenção de uma boa postura.

6. Porque às vezes sinto dor nas costas quando faço o agachamento?
R.
Da mesma maneira que podemos ter dores musculares na coxa e glúteo quando fazemos o agachamento, poderemos também sentir um pouco a região lombar, pois os músculos desta região também trabalham ativamente neste movimento. O importante é saber que a "dor muscular nas costas" é normal e não oferece nenhum risco à coluna. Com o passar das aulas essa dor vai desaparecendo, pois a região ficará mais fortalecida e sua coluna estará cada vez mais protegida.

7. Qual o gasto calórico de uma aula de BODYPUMP?
R. Estima-se em torno de 300 a 500 kl/cal, dependendo de alguns fatores como sexo, nível de aptidão (domina ou não as técnicas de execução dos movimentos), metabolismo basal assim como a quantidade de massa magra corporal.

8. Por que algumas pessoas sentem forte formigamento nas mãos e dores nos braços e ombros durante o agachamento e afundo?
R. Algumas pessoas chegam na academia com um alto grau de tensão na região cervical. Ao apoiar a barra nesta região e pela posição dos braços no ato da pegada, os músculos posteriores do tronco tencionam fazendo compressão de nervos que irradiam membros superiores e tronco.

9. Em quanto tempo o aluno conseguirá ver os resultados no seu corpo causados pelas aulas de BODYPUMP?
R. É preciso lembrar que não existe ‘receita de bolo’ em se tratando de atividade física, pois cada ser humano é único. Em média, treinando duas vezes por semana, os alunos percebem resultados muito rapidamente. Algo em torno de um mês.


10. Por que temos mais músicas para membros superiores do que para membros inferiores no BODYPUMP?
R. Por dois motivos:
Primeiro porque temos muito mais músculos específicos na parte superior do nosso corpo do que na parte inferior;
Segundo porque os músculos dos membros inferiores são mais facilmente trabalhados através de exercícios gerais (como o agachamento e o afundo), que envolvem um grande número de músculos, sem a necessidade de um exercício para cada músculo ou conjunto de músculos.

11. Porque a seqüência no BODYPUMP é sempre a mesma? Existe alguma lógica nessa seqüência?
R. Sim, existe uma lógica e essa lógica é trazida da Ciência do Treinamento, o que garante a SEGURANÇA, a EFICIÊNCIA e a MOTIVAÇÃO na aulas. Iniciamos com um aquecimento específico, executado em baixa intensidade que tem por objetivo ‘preparar’ o corpo para a aula. Estimula o controle psicológico e neuromotor, eleva a temperatura corporal e aumenta a mobilidade através do acionamento de todos os músculos usados na aula. A progressão de aula vai dos grandes grupos musculares para os pequenos grupos, garantindo que a musculatura de estabilização e sustentação esteja sempre em ótimas condições. Há a alternância de grupos musculares opostos, auxiliando na recuperação da fadiga, a reposição do suprimento de sangue e também minimizando o risco de lesões. (alternância de agonista e antagonista) Há um planejamento cuidadoso no número de ações de ‘empurrar e puxar’ para que haja equilíbrio na aula. Os músculos abdominais são os últimos a serem trabalhados para evitar o risco de lesão nas outras séries devido à fadiga dos estabilizadores chave. Termina com um alongamento/relaxamento específico, cuidadosamente elaborado para evitar o encurtamento, enquanto permite que os músculos recebam sangue oxigenado para sua recuperação.